Transmissão de Cargo: Vice-prefeito assume a Chefia do Executivo do Crato

No final da tarde de ontem, segunda-feira, dia 24 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de secretários municipais, adjuntos e coordenadores, o Prefeito Zé Ailton Brasil fez a transmissão de cargo de Chefe do Executivo cratense para o Vice-prefeito André Barreto.

André Barreto Esmeraldo estava no comando da Secretaria de Saúde que fica, nesse período sob a responsabilidade de Milenna Brasil. “O sucesso desses dias na chefia da gestão dependerá da nossa união, estou certo que estaremos fortalecidos em busca de melhorias para nossa cidade” destacou

Zé Ailton estará ausente até o próximo dia 30 por conta de uma viagem a Portugal que fará juntamente com o ao Secretário adjunto da Casa Civil Quintino Vieira e o prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra.  O Prefeito do Crato está indo para as cidades de Porto e Lisboa, a convite do Governo do Estado, onde irá visitar fábricas de teleféricos, no intuito de resolver a realização do projeto do teleférico que fará o percurso do Bairro Mirandão até a Estátua de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o governador Camilo Santana, esse plano será viabilizado com agilidade, pois não há área de preservação ambiental a ser afetada e conta com grande apoio dos munícipes


Crato inicia processo de implantação do PPA  2018-2021

Durante o dia de ontem, segunda-feira, 24, a prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento iniciou o processo de implantação do Plano Plurianual PPA.

Essa primeira etapa aconteceu com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil, o Secretário de Finanças e Planejamento Carlos Eduardo Marino, demais secretários municipais e membros da equipe de consultores da Espaço Plano Arquitetura.

Nessa primeira etapa denominada de sensibilização dos gestores foram mostrados os passos iniciais para um planejamento eficaz.

Na ocasião um dos coordenadores técnicos da equipe de consultoria o arquiteto e urbanista Eduardo Soares explanou acerca da importância de sabermos quais os fatores críticos da cidade para trabalhar dentro de um planejamento estratégico com visão de futuro. O contador Karlo Medeiros explicou sobre a questão do planejamento municipal e o direcionamento a curto, médio e longo prazo que bem organizados criarão bases estratégicas para a construção de um Crato melhor.

O Secretário de Finanças e Planejamento Carlos Eduardo Marino falou que deverá constar no PPA os orçamentos e investimentos que definirão as diretrizes, objetivos e as metas da administração para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para programas de duração continuada. “Nenhum investimento, cuja execução extrapole o exercício financeiro, poderá ser iniciado sem sua prévia inclusão no plano plurianual” destacou.

De 9 a 11 de agosto serão realizados fóruns com a participação da comunidade para a construção do Plano CRATO 21. E posteriormente no dia 29.08 a reunião de apresentação do PPA.

O prefeito Zé Ailton Brasil solicitou empenho e dedicação na construção do PPA CRATO 21 “Nosso compromisso é com o desenvolvimento e crescimento organizado de nossa cidade, só assim podemos gerar mais subsídios para que a qualidade da vida da comunidade cratense evolua de forma significativa” disse.

O Plano Plurianual ou PPA, é um plano aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e cerimônias diferenciadas de tramitação. Tem vigência do segundo ano de um mandato do Prefeito, até o final do primeiro ano do mandato seguinte respectivo. Tal plano prevê a atuação do governo durante o período em programas de duração continuada já formados ou a instituir.

 

Equipe da vigilância sanitária do Crato participa de curso promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Buscando promover e proteger a saúde da população com ações capazes de prevenir, diminuir e eliminar, os riscos, o Governo do Crato, através do setor de Vigilância Sanitária, participa durante esta semana, de 24 a 28 de julho, no auditório do Geopark Araripe, do Curso Básico de Vigilância Sanitária. O evento é de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Os 13 municípios que compõem a 20º Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) estão participando do curso. Durante o evento, serão trabalhados temas como: vigilância sanitária no Sistema Único de Saúde (SUS); fatores determinantes e fatores do risco; regulação de alimentos; boas práticas de manipulação; controle sanitário de medicamentos; processo administrativo sanitário; entre outros.

 

Governo cratense promove a Campanha Julho Amarelo

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. 

Dentro das ações da Campanha Julho Amarelo, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última segunda-feira, 24 de julho, no Mercado Walter Peixoto, ação de prevenção às hepatites virais.

Segundo a enfermeira, supervisora do Serviço de Atendimento Especializado (SAD) em DSTs, HIV/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde do Crato, Patrícia Mendes, durante a ação, foram realizados 78 testes de hepatite B, 78 testes de hepatite C. Além dos testes, foi disponibilizada vacinação contra a hepatite B, bem como distribuição de preservativos (masculinos e femininos), lubrificantes e também foi feita panfletagem educativa.

Na próxima sexta-feira, 28 de julho, a partir das 8h, na Praça Siqueira Campos, será realizada ação onde serão ofertados os mesmos serviços. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

 

Meio Ambiente e SAAEC realizam vistorias em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e SAAEC, estarão nos próximos dias fiscalizando o cumprimento da obrigatoriedade da interligação do condutor subterrâneo residencial à rede pública coletora de esgoto nas residências do Bairro Seminário, cujas ruas já estejam atendidas pelo sistema.

Os proprietários de imóveis que ainda não estiverem com seus esgotos domésticos interligados à rede coletora deverão providencia-los na máxima brevidade, sob pena de infringir o Art.178, Código Ambiental do Município (Lei nº 2.638/2010).

  

Coordenação especial de controle urbano divulga documentação para retirada de alvará e a certidão “Habite-se”

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial divulga lista de documentos necessários para solicitação de alvará de construção e a certidão Habite-se.

De acordo com o Coordenador Especial de Controle Urbano, Alex Saraiva, a secretaria pretende orientar a população acerca dos documentos, para que processo de aquisição ocorra com celeridade e eficácia.

A documentação é a seguinte:

Documentos para alvará de construção:

01 certidão de matricula do imóvel;

03 cópias do projeto arquitetônico contendo plantas: baixa, corte fachada e situação;

01 cópia do ART (no caso de engenheiro) ou RRT (no caso de arquiteto) especificando responsabilidade pelo projeto e execução;

01 cópia da CND (certidão negativa de débitos municipais), fornecida pela secretaria de finanças.

 

*Para empreendimentos com área superior a 750 m² de área construída ou com três pavimentos (térreo mais dois), é necessário apresentar certificado de aprovação emitido pelo Corpo de Bombeiros.

 

Documentos para o Habite-se:

01 certidão de matrícula do imóvel;

Cópia do alvará de construção;

01 planta com carimbo APROVADO (concedido na emissão do alvará)

Cópia do comprovante de ligação da água.

 

*Para ambos os casos poderão ser solicitadas outros documentos, caso o setor julgue necessário durante a análise do processo.

  

Assessoria de políticas para as mulheres participa de curso promovido pela Escola de Conselheiros do Estado do Ceará

A assessora de políticas para mulheres, da Prefeitura do Crato, Mara Guedes, participou nos dias 17, 18 e 19 de julho do Curso de Conselheiros/as Tutelares e de Direitos, promovido pela Escola de Conselheiros do Estado do Ceará – Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros/as Tutelares e de Direito.

O curso teve o apoio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato e discutiu temas relacionados ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas, homofobia, violência de gêneros, discriminação racial, identidade de gênero, orientação sexual, criminalização de adolescentes e todos os tipos de preconceito e violação de direitos.

Segundo Mara, o curso prepara os conselheiros/as para o seu trabalho e missão de garantidores de direitos. “A cada tema somos orientados de como deve agir um conselheiro diante das situações colocadas no dia a dia, tendo sempre o cuidado de garantir direitos e nunca discriminar adolescentes, crianças e mulheres”, acrescenta.

O curso conta com oito módulos, e nos dias 24, 25 e 26 de julho, acontecerá mais uma edição no auditório da OAB Crato.


Categoria:Informativo

Deixe seu Comentário